FANDOM


Bem vindos ao Aulas de arte Wiki!

Somos um site colaborativo da comunidade que qualquer pessoa, incluindo você, pode criar e expandir. Wikis como este dependem de leitores se envolverem e adicionarem conteúdo. Clique no botão "ADICIONAR NOVA PÁGINA" ou "EDITAR" na parte superior de qualquer página para iniciar .

Sejam todos bem vindos e todas as contribuições são válidas neste espaço.

Imagens Edit

Veja nossa seção de imagens modificadas com o uso da tecnologia disponível no Photoshop, a edição foi possível usando o Photoshop online, um programa disponibilizado gratuitamente e sem necessidade de baixar no seu computador.

Qual o papel da arte na educação infantil? Edit

Intervenção excessiva dos professores na busca pelo esteticamente correto limita imaginação e criatividade das crianças. Educador deve ser interlocutor do processo de criação Edit

Ao pensarmos sobre a presença da arte na educação infantil, logo vem à nossa mente práticas comuns como oferecer folhas sulfites brancas para desenhar ou com uma imagem previamente impressa para pintar, fornecer massinha colorida para modelagem e tintas de várias cores e texturas. Além disso, é comum que a gente desenvolva atividades com sucatas em geral e disponibilize revistas para recorte, colagem e rasgaduras. Estou errada? Muitas vezes essas atividades são utilizadas como prêmio pelo bom comportamento dos alunos ou para ocupar o restante do tempo da aula. Sem fazer juízo de valor, mas a arte não tem esses objetivos.

Também observamos na educação infantil a marcante presença da contação de histórias que, em alguns casos, é muito semelhante à leitura formal e desinteressante de um texto qualquer, desprovido de magia e encantamento. As danças e encenações teatrais, no geral, ficam restritas às datas comemorativas que, por sua vez, nem sempre trazem significado para a criança. Há tantas outras práticas desconectadas com o universo dos alunos, o fazer pelo fazer.... Estaria a arte presente nessas práticas?

Buscar respostas a essas questões pode ser o início de uma conversa sobre os sentidos da arte na educação infantil. Segundo Ostento (2010), o educador é “essa pessoa-chave para mediar os caminhos da criança no mundo simbólico da cultura, da arte. E nesse caminhar, na experiência compartilhada, ele vai aprendendo a reparar em seu ser poético. Seguindo de mãos dadas com as crianças e comprometido com o resgate de seu próprio eu-criador, o professor amplia sua possibilidade de compreendê-las, de reconhecer seus ‘despropósitos’ e apoiar suas buscas e escolhas. Converte-se, então, em parceiro privilegiado de novas e infinitas aventuras poéticas!”

Leia esta reportagem na íntegra acessando o link: https://novaescola.org.br/conteudo/12590/qual-o-papel-da-arte-na-educacao-infantil

You can also be part of the larger Fandom family of communities. Visit Fandom's Community Central!

Community content is available under CC-BY-SA unless otherwise noted.